O serviço de “Natação Adaptada” é desenvolvido na Piscina Municipal de Azeitão e visa a implementação da Natação Terapêutica e/ou Natação Adaptada, a adaptação ao meio aquático e a aprendizagem de técnicas propulsivas para pessoas com Perturbação do Espetro do Autismo.
Este programa pretende contribuir para a reabilitação/reeducação funcional e a melhoria do bem-estar físico e psíquico das pessoas com Perturbação do Espetro do Autismo, promovendo deste modo a igualdade de oportunidades para a prática de exercício e a melhoria da qualidade de vida destas pessoas e suas famílias.
A natação adaptada promove aspetos psicomotores, como o equilíbrio, a coordenação e a estruturação espácio-temporal e é um ponto de partida fundamental para a aprendizagem das técnicas de nado, com as devidas adaptações. Assim, para além de proporcionar a prática da Hidroterapia/Natação Adaptada, este programa pretende também proporcionar a inclusão destas pessoas na sociedade. Deste modo, ambiciona-se que os praticantes beneficiem de uma maximização dos seus potenciais funcionais, de desenvolvimento, de aprendizagem e descoberta, bem como beneficiem da melhoria das suas potencialidades de atuação e interação neste e noutros contextos. De um modo geral, a intervenção em meio aquático pretende promover o desenvolvimento global do indivíduo, não só nos aspetos fisiológicos e funcionais, como também nos aspetos psicomotores, psicológicos ou sociais.
A pessoa com Perturbação do Espetro do Autismo será acompanhada por um adulto de referência, que lhe transmite segurança física e estabilidade emocional, essenciais nesta fase de adaptação ao meio aquático, funcionando também como elo de ligação entre a pessoa com Perturbação do Espetro do Autismo e o técnico, interpretando os seus comportamentos e reações.
Aceda aqui ao regulamento do Serviço de Natação Adaptada